As mudanças só fazem sentido quando o crescimento é a meta.
ARTIGO » Psicologia Organizacional e do Trabalho

 

Psicologia Organizacional e do Trabalho

A Psicologia Organizacional e do Trabalho estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, nas emoções geradas no ambiente de trabalho, todos esses aspectos contribuem para o alcance das metas e lucros.

Pode-se destacar as principais áreas de atuação do psicólogo organizacional: Recrutamento e seleção de pessoas, análise de cargos e salários, avaliação psicológica e periódicos de motoristas, mapeamento dos colaboradores, avaliação de desempenho e performance; resolução de problemas e conflito entre profissionais, treinamentos, planejamento de carreira, retenção de talento, desenvolvimento de habilidades, aperfeiçoamento das competências profissionais, projetos voltados ao estudo do clima organizacional, projetos que visam a saúde emocional do trabalhador, política de cargos e salários. É importante salientar que algumas destas atividades são exclusivas do psicólogo, como por exemplo, a aplicação, correção e a interpretação do perfil mediante uso de instrumentos como os testes psicológicos.

Uma empresa é composta por bens materiais, recursos humanos, sistemas, administração, mas o capital humano é o “coração” de toda organização. Dessa forma, acredito que o diferencial significativo para o progresso de uma empresa é o investimento e prioridade na gestão de pessoas. Uma gestão composta por uma equipe multidisciplinar na qual o psicólogo seja a parte fundamental. 

A empresa ideal para se trabalhar é aquela que tem equilíbrio organizacional e conseqüentemente a que investe no bem estar de seus colaboradores.  

 

Iácara Caroline de Lima Nogueira

Psicóloga CRP 04/37990

 

Autor: Iácara Caroline de Lima Nogueira

Data: 26-03-2013

Fonte: http://www.psicoservicos.com.br/servicos.html

© Copyright - 2010 | Todos os direitos reservados.
Av. Arlindo Figueiredo, 282 • São Francisco | 37902-026 • Passos/MG • Fone: 35 3521-1686