As mudanças só fazem sentido quando o crescimento é a meta.
ARTIGO » Orientação Profissional

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

 

A orientação profissional é um processo psicológico que analisa as potencialidades de um indivíduo indicando os elementos básicos e indispensáveis à verdadeira realização profissional e pessoal.

As principais dúvidas dos jovens são:

 

Qual o objetivo da orientação Vocacional?

O objetivo não é dizer ao estudante qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar, de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo, profissões e áreas de possível interesse do estudante.

A orientação vocacional serve como um instrumento de apoio à escolha da carreira e tem por objetivo auxiliá-lo nesta importante etapa de sua vida.

 

Quais os principais fatores na decisão da profissão?

 A escolha é gradativa e para definir esta escolha demanda reflexões, pensar e gastar tempo. Os três grandes pilhares que sustenta uma boa escolha profissional é Autoconhecimento, conhecimento das profissões e processo na tomada da decisão. 

 

Insegurança na escolha da profissão, o que fazer?

Encarar o desafio!!! 

Toda escolha sempre envolve riscos, provoca incertezas e insegurança.  No começo de seu processo de escolha, parece se assustar com a dimensão da tarefa, provavelmente porque o conhecimento sobre as profissões ainda não é concreto.  

O melhor a fazer é aprofundar no conhecimento das profissões e sobre si mesmo, assim gradativamente adquirirá maior confiança. 

 

Como descubro minha vocação? 

O caminho mais adequado é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira. Faça reflexões sobre si mesmo, investiga seus gostos, resgata sua história pessoal e os interesses e habilidades.

Identificar as habilidades/interesses e cruzar com as habilidades que a profissão demanda é fundamental. 

 

Faço o que eu gosto ou penso no retorno financeiro?

As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores. 

Menor carga de trabalho, ou melhor, remuneração? Realizar pesquisa ou ter amplo convívio com outras pessoas? Exatas ou humanas?

Fazer o que gosta ou ganhar dinheiro... O ideal é juntar os dois pontos, fazer o que gosta, pois assim você poderá se dedicar e empenhar mais, assim tendo um bom retorno financeiro.

Dar importância ao piso salarial das profissões e ter clareza no mercado de trabalho é necessário neste momento. Mas, além disso, é extremamente relevante o ser humano ter conhecimento das suas aptidões, habilidades e estratégias de inserção (estágios, vivencias, contatos). 

 

Como escolher uma faculdade?

Muitos jovens chegam ao final do Ensino Médio sem conseguirem definir o futuro profissional. Para iniciar seu processo de escolha e necessário buscar informações através: Pesquisa, Orientação Vocacional, Palestras, Simpósios, Visitas Institucionais e Workshop. 

 

Real diferença da faculdade pública ou particular?

A faculdade publica é considerada nível universitário de melhor qualidade, porque desenvolve mais pesquisas cientificas e tecnológicas, os professores nível alto classificação (Doutores) e trabalham em regime integral. Diferente da Faculdade particular tirando algumas exceções desenvolve poucas pesquisas, o nível de classificação dos professores nem sempre é alta e o regime de trabalho não é integral e sim mais fragmentado.  

A Pública a concorrência e grande e exige um empenho maior do aluno. 

Mas a grande importância e o aproveitamento do aluno, dedicação, empenho, envolvimento na Graduação. 

 

O serviço visa facilitar o processo de escolha ocupacional e dar subsídios para a formação de uma identidade profissional para aquelas pessoas que apresentam uma problemática nessa esfera. O trabalho pode ser conduzido tanto de forma individual, como em grupo. Também é oferecido um trabalho de orientação para os pais e responsáveis. O período de duração pode ser de oito a dez sessões. Os instrumentos utilizados são Teste de Personalidade e Orientação Vocacional, Questionários e Entrevistas. Ao longo da orientação são realizadas algumas atividades extras/ tarefa de casa como entrevista com profissionais, redação, visita institucional e simpósio profissional. 

É oferecida aos alunos uma Rede de Profissionais que tem uma excelência na sua determinada atuação profissional para que seja feito contatos e entrevista com esses profissionais, com o objetivo de possibilitar uma visão concreta da profissão. E uma Comunidade Virtual, que proporciona um ambiente colaborativo entre jovens x profissionais, através de chat, fóruns, vídeo e conferências. 

Iácara Caroline de Lima Nogueira

Psicóloga – CRP – 04/37990

 

Autor: Iácara Caroline de Lima Nogueira

Data: 03-12-2014

Fonte:

© Copyright - 2010 | Todos os direitos reservados.
Av. Arlindo Figueiredo, 282 • São Francisco | 37902-026 • Passos/MG • Fone: 35 3521-1686