As mudanças só fazem sentido quando o crescimento é a meta.
RESPONSABILIDADE SOCIAL ARTIGO » Promoção da Saúde e Responsabilidade Social

Promoção da saúde é uma forma eficaz de enfrentar os desafios referentes à saúde e qualidade de vida. Oferece condições e instrumentos para ações integradas e multidisciplinares que incluem diferentes dimensões da experiência humana – a subjetiva, a social, a política, a econômica, cultural e ambiental colocando a serviço da saúde os saberes produzidos nos campos do conhecimento.
É lidar com estilos de vida, formas de viver constituídas nas sociedades modernas que são geradoras de vida estressante, de angústias, ansiedades e depressão – sentimentos que são expressões legítimas de insatisfações tendo com conseqüências o uso de drogas lícitas ou não e aumento da violência.
A promoção da saúde pode contribuir capacitando as pessoas, compartilhando o saber técnico que confrontado com o saber popular possa criar condições para a tomada de consciência das situações de saúde e possibilite a construção de estratégias de enfrentamento dos problemas.
É lidar com o meio ambiente. Natureza, ambientes de trabalho e  escolares onde há dificuldades de se conter a violência e o desrespeito às regras básicas de convivência social.
Promover saúde é lidar com a política e a administração pública. É aceitar o desafio de ampliar as parcerias, as atuações, a participação e as organizações disponibilizando recursos que somados se traduzam em mais e melhores condições de vida para todos.
Sair de nosso individualismo e nos dirigirmos a mobilizações coletivas em direção a reforçar valores como a solidariedade e a ética. A solidariedade como ato voluntário do doar requer não só a doação mas o envolvimento, que requer presença, participação e afeto.
Dar e receber são movimentos complementares da vida. Movimentos que precisam ser intensamente reforçados na Infância promovendo o desenvolvimento global da criança visando a prevenção para a saúde integrada a um futuro melhor.
Nas realidades sociais o dar significa entrega de capacidades com calor humano e o receber um ato de gratidão. Dar e receber é um ato de Amor.
Nós, do Persona, acreditamos que Saúde é uma atitude de vida, tem início em nós mesmos e se desenvolve nas relações com os seres humanos e com o ambiente acreditamos que o conhecimento e a educação em saúde são instrumentos que aliados a sensibilidade, ao trabalho e a solidariedade, confirmam a responsabilidade social e a sustentabilidade.

 Maria de Lourdes Carvalho de Sousa Silveira - Psicóloga -   CRPMG-04/3661

Autor:

Data: 12/01/2012

Fonte:

Baixe o PDF desta matéria

© Copyright - 2010 | Todos os direitos reservados.
Av. Arlindo Figueiredo, 282 • São Francisco | 37902-026 • Passos/MG • Fone: 35 3521-1686